publicações

A advocacia nas áreas do Direito de Família e das Sucessões e a importância de um bom assessoramento profissional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Muito embora representem lados opostos da vida humana, o Direito de Família e o Direito das Sucessões são matérias irmãs umbilicalmente vinculadas pelas questões jurídicas que as envolve, mas, acima de tudo, pela necessária atenção e cuidado que as questões exigem.

Em ambas as áreas, independentemente da situação ou momento, é bastante corriqueiro que aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos em demandas assim precisam estar acompanhados por profissionais capacitados a entender suas necessidades e, a partir de então, buscar a melhor solução para o problema.

Algumas vezes podemos nos deparar com situações extremamente delicadas em que o aspecto emocional se faz presente com maior intensidade, a discrição e serenidade tornam-se elementos fundamentais para a condução de temas que perpassam a relação entre um casal, e deste com seus respectivos filhos e bens.

O perfil da advocacia nas áreas do Direito de Família e das Sucessões mudou com o tempo, exigindo do profissional maior atenção e dedicação a cada um dos casos que lhe são apresentados, sob pena de se tornar um grande incentivador de litígios intermináveis, o que, nos tempos atuais, mostra-se inaceitável.

A necessidade de o advogado militante nestas áreas estar atento às necessidades de seus clientes implica uma profunda releitura das finalidades e importância do diálogo e de métodos conciliatórios, sendo peça fundamental à preservação do respeito entre aqueles que necessitam de solução jurídica.

O emprego de técnicas como a “conciliação” e a “mediação” tornaram-se ferramentas essenciais para a obtenção de soluções que possibilitam a aplicação do bom direito com muita eficiência, além de redobrada dignidade e preservação da intimidade de todos.

Para tanto, é importante que o advogado tenha escuta qualificada e saiba entender, com muito equilíbrio, as necessidades do cliente sem qualquer dramaticidade ou exagero, pautando-se sempre na ética, respeito e transparência para com todas as partes envolvidas.

Bem por isso, a atuação do advogado militante nas áreas do Direito de Família e das Sucessões é muito mais ampla e dinâmica, uma vez que pode atuar das mais diversas formas, a saber:

  • Consultiva e preventivamente, quando apresenta alternativas e possíveis desdobramentos a uma situação que lhe for narrada;
  • Elaborando contratos, opiniões legais e pareceres quando determinado caso exigir maior cuidado;
  • Auxiliando na redação de contratos de convivência, pactos antenupciais e testamentos;
  • Estabelecendo perfil conciliador;
  • Levar a conhecimento do Poder Judiciário questões que realmente necessitam de intervenção estatal para preservação do direito da parte.

Contar com os serviços de profissional especializado e dedicado a estas áreas do Direito irá lhe proporcionar maior segurança, pois certamente este será conhecedor de todas as necessidades que só o Direito de Família e das Sucessões exigem.

Vargas Simões Advogados

Categorias

Veja também

Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?